Seja bem vindo à + BOXE  
You are not Logged in! Log in to check your messages.


Últimas matérias, artigos e postagens:

Histórico da Equipe

Nesta sessão você encontra, um breve histórico dos professores que nos ensinaram, os fundamentos, as técnicas, a postura, até a evolução da equipe no estado atual, para entendermos o futuro, resgatamos o nosso passado.

 

A Origem: De onde surgimos, até a atualidade.

 

Mestre Trovão, Miguel Buglione, Cafuringa e Papo Firme no torneio Pça dos Açorianos

A história do surgimento da + BOXE, nos remonta aos primórdios do boxe no Rio Grande do Sul. No início da década de 60, surgia no estado Antonio Santos, apelidado "Trovão" (foto a esquerda). Lutador muito conceituado na época, Trovão se torna técnico de boxe nos anos 70. Graças a sua abnegação pelo esporte, faz com que o boxe porto alegrense não desapareça devido ao seu trabalho na pequena academia da UGAPOCI (União Gaúcha de Policiais Civis).

Academia Walter Lee, campeonato interno

 

 

Nos anos 80 surge uma das maiores academias do estado, a antiga Walter Lee (foto a direita). Em 1984 devido a problemas de saúde do Prof. Walter Lee o comando técnico da academia passa a Trovão. Neste período, de 1981 a 1987, Porto Alegre voltou a presenciar torneios de boxe com grande público.

 

 

Sidnei Goulart e Cafuringa, 1ª medalha SP.

Com o inesperado fechamento, em 1987, da Academia Walter Lee, o boxe gaúcho voltou a passar por um período negro. Um elemento fundamental na resistência foi o, então, jovem treinador Paulo "Cafuringa" Petinga. Esse, apesar de todas as dificuldades da época, treinou Giovani Silveira e assim ajudou o mesmo a conseguir o título de campeão no Torneio Estímulo Kid Jofre, em São Paulo, ano de 1989.
Cafuringa formou grandes atletas nos anos 90, atletas como Jocir Pereira o "Junior" (o primeiro gaúcho a tornar-se campeão da Forja dos Campeões, de São Paulo) .

 

Cafuringa em Cuba (INDER)

No ano seguinte, na qualidade de técnico da seleção gaúcha de boxe que disputou o Campeonato Brasileiro de 1995, "Cafuringa" recebeu o prêmio Destaque Técnico do ano, dado pela Confederação Brasileira de Boxe. Pouco depois, esse treinador passou a integrar a Comissão Técnica da CBB. Eram duas valiosas amostras do reconhecimento da evolução técnica do boxe olímpico gaúcho.
Esses bons resultados não significaram acomodação. Em 2000, a FRGP - sob a presidência de Vinício Guariglia - deu todo o incentivo para que o diretor técnico da FRGP acompanhasse a seleção brasileira de boxe em sua viagem de treinos e estudos em Cuba (foto a esquerda) e República Dominicana. No ano seguinte, em 2001, a FRGP bancou todas as despesas para que "Cafuringa" voltasse à Cuba, para novos aperfeiçoamentos na Segunda Conferência Internacional de Educação Física e Alto Rendimento, na qual, incidentalmente, foi o único representante brasileiro.

 

Peter e Barão trabalhando no córner

Esses conhecimentos foram sendo repassados ao jovem instrutor Peterson Barbizan o "Peter" que treinava com Cafuringa e conviveu com ele até o surgimento dos resultados mais expressivos até hoje no RS.

Peterson começou então a cursar a faculdade de Educação Física na ULBRA, agregando assim ao seu trabalho o conhecimento fisiologico e biomecanico na sua didática de aula.

Mais tarde veio a desenvolver um de seus primeiros trabalhos sozinho na "Toca do Lobo", onde começaram a surgir seus primeiros atletas.

 

 

Archak em luta profissional nos EUA

Em 2000 e 2001, pela primeira vez na história, tivemos boxeadores gaúchos participando das Olimpíadas, Archak TerMeliksetian (foto abaixo a esquerda), e do Campeonato Mundial da AIBA, Archak e Edson "Draggo" Claas (foto abaixo a direita), colegas de treino de Peter na equipe Cafuringa.

Draggo contra Pawel Nastula no Pride

Com a profissionalização de Archak, e a consequente ida dele, e de Cafuringa aos EUA, Peter assume o comando técnico da academia Winner, e forma grandes destaques do Boxe no RS como Chulapa, Paboom e David Leal, que mais tarde passaria aos cuidados de Cafuringa. David treinou também com Archak e Draggo na equipe Cafuringa e tornou-se bicampeão gaúcho e 2 vezes medalha de bronze no Brasileiro.

Peter ainda viria a treinar expoentes do MMA gaúcho como Hélio Dipp e Avalone Filho o "Bahia", assim como outros talentos do Muay Thai, que estão despontando no cenário atual.

 

Miojo, Paboom, Peter, CQ e Barão 2005

É em meio a esta realidade que começa o trabalho dos atuais professores da equipe + BOXE, Mateus Alves ex-atleta de Muay Thai que optou pelo boxe e teve grande destaque nas competições estaduais, e Wagner "Barão" Farias que começou como ajudante de Peter na Winner, cuidando da preparação física dos atletas de competição, colaborando para o sucesso dos atletas da equipe, Henrique "Miojo" Bohrer, Gustavo "CQ" Trein e Luiz "Paboom" Costa (foto a esquerda). Mais tarde considerados destaques técnicos pela FRGP.

 

Guilherme, Paboom, Mateus e Barão

Em 2006 Barão e Paboom formam uma parceria vitoriosa e montam uma equipe, juntando forças e aliando conhecimentos. Surgindo assim a sede Global, um dos melhores complexos de boxe do estado até hoje. Em meio a isto Mateus Alves chega para integrar a equipe, dando aulas e disputando os eventos com o nome da Equipe Barão & Paboom.

Mateus fez lutas no circuito estadual com excelente aproveitamento, nocauteando grande parte de suas lutas, dentre elas o maior destaque fica para o nocaute técnico contra o único medalha de prata no campeonato brasileiro em 2006 do RS e a sua luta contra o bicampeão gaúcho de boxe e campeão sulamericano de Kickboxing.

Vitória de Felipe Pereira em Canoas

Alguns talentos foram revelados nessa época e outros se afirmaram no cenário treinando na equipe, são os casos de Angela Pacheco a primeira lutadora a disputar campeonatos pela nossa escola. Os professores de Educação Física, Guilherme Santanna, Gabriel "Pulga" Dihl, Marcelo "Robô Lovatel e Gabriel Sanguinetti, que muito contribuem para a evolução da equipe dando aulas e levando nosso nome a outras academias. E Felipe Pereira, jovem promessa da Equipe + BOXE que vem despontando no cenário gaúcho.

Em 2007 devido a problemas particulares Paboom resolveu passar sua parte na sociedade da equipe para Barão. Que trouxe Mateus para ser seu braço direito. Em 2007 em meio a vitórias, amadurecimentos, formação de novos talentos e expansão dos negócios da equipe, se formam núcleos de trabalho, que ao final do ano, culmina na idéia da união de forças que hoje representa a equipe + BOXE.

 

 

Free Web Hosting