Seja bem vindo à + BOXE  
You are not Logged in! Log in to check your messages.


Últimas matérias, artigos e postagens:

Fisiologia: Aeróbico ou Anaeróbico

 

Das perguntas mais frequentes, direcionadas ao professor de boxe, quando entra uma pessoa na sala da academia pela primeira vez, é: "O boxe emagrece?" ou "O boxe vai me deixar mais forte?". Bem vejamos, a resposta para essas duas perguntas é SIM.

Mas como assim, sim? O treinamento do boxe tem a capacidade de fazer as duas coisas, de eliminar gorduras e aumentar a massa muscular. Para muitos isso seria controverso e até mesmo improvável, trabalhar dois objetivos opostos e obter resultados, mas na explanação abaixo você entenderá porque, com o boxe isto é possível.

Para começar devemos deixar claro o conceito de exercício aeróbico, e exercício anaeróbico.

 

 

Exercício Aeróbico

São aqueles cuja principal característica é apresentar uma intensidade pequena e um grande volume, ou seja, um longo tempo de manifestação global no organismo. Entende-se também, como a manutenção do esforço por um determinado período de tempo, em que haja um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e sua absorção. Consumo maior de glicose, gordura e proteínas como fonte energética.

Exemplo: Maratona, Triathlon (provas de longa duração).

 

 

Exercício Anaeróbico

Ocorrem em alta intensidade com pequena duração. É a manutenção do esforço por um determinado período de tempo , em que o consumo de oxigênio supera a absorção , ocorrendo assim um débito de oxigênio , que será compensado durante o repouso.
Consumo maior de creatina fosfato e glicose como fonte energética.

Exemplo: 100 metros rasos, Halterofilismo (provas de curta duração).

 

 

 

O Boxe como Exercício Físico

Como o Boxe é classificado? Aeróbico? Anaeróbico?

O boxe é classificado pela fisiologia como exercício anaeróbico lático, pelo seu caráter intervalado. São 2 minutos de atividade por 1 minuto de descanso.

Segundo Bompa, “tal metabolismo degrada o glicogênio armazenado nas células musculares e no fígado, liberando energia para ressintetizar ATP a partir de ADP + P. Pela ausência de O2 durante a degradação do glicogênio. Um subproduto denominado ácido lático é formado”.
Para Weineck “O lactato que resulta como produto final da glicose anaeróbia sob carga muscular intensa, age tanto no local, quanto em geral no metabolismo”.

Esse sistema de transferência energética é característico de provas com até seis minutos de duração.

Parece Grego o que Weineck e Bompa citaram acima? Não se assuste isto são linguagens técnicas, para explicar o que falarei logo abaixo. Ao classificar o boxe como anaeróbico lático, se esquecem que este treinamento anaeróbico se prolonga na maioria das vezes por mais de 1 hora (duração de um treinamento). Entrando assim na rota metabolica de um exercício aeróbico. Se for levar em conta somente os 4 rounds de 2x1 de uma luta de boxe, a classificação estaria perfeita, contudo o treinamento não se resume, e nem poderia a estes 4 rounds.

Para deixar bem claro, na maioria das vezes as mulheres tem a preocupação de ficarem masculinizadas, com os musculos hipertrofiados, e tem dúvidas se o boxe realmente vai fazê-las emagrecer. Os homens de uma maneira geral, por sua vez tem uma visão contrária, tem dúvidas se o boxe vai lhe deixar mais forte, e não vá fazer com que fique magro e sem força. Totalmente compreensível a visão de ambos os sexos, vindo de pessoas oriundas de uma sociedade ocidental, com padrões de beleza grego ou romano.

Tirando excessões extremas como lutadores peso mosca ou peso pesado, você não encontrará boxeadores de sucesso, sem uma certa definição muscular ou gordinhos, atletas que consigam grande número de vitória. Isto porque o treinamento do boxe em alta performance não favorece a este biotipo, e o corpo de quem pratica invariávelmente acaba se transformando para obter bons resultados.

E qual é a verdade sobre o treinamento de boxe? A verdade é que o boxe pode ser usado para atingir os dois objetivos.

Como? Se você treina boxe com o objetivo de perder peso e obter uma melhor definição muscular, seu treinamento deverá ser mais prolongado, com o mínimo de intervalo entre os exercícios. Acelerando assim, o tempo de atingir a zona aeróbica do seu metabolismo.

Se você treina com o objetivo de aumentar a massa muscular e consequentemente também a definição, deve dar prioridade à intensidade dos exercícios, dando maior intervalo entre uma série de exercícios e outra.

Exemplos: Uma menina que deseja perder peso, deve fazer mais rounds de corda, sombra, bolsa, pêra, teto-solo com o mínimo intervalo entre um e outro, melhor ainda se trabalhar com uma atividade que mantenha a frequência cardíaca constante no intervalo do round, atividade como um abdominal (só para citar um).

Um menino que deseja ficar mais forte, deve priorizar os exercícios de força e explosão como apoios, barra, trabalhos com elásticos e medicine ball, seus rounds nos aparelhos, devem ser feitos de forma intensa, e com maior intervalo na troca entre os aparelhos.

Em breve postaremos novo artigo sobre treinamento de competição como agregar todos os princípios buscando uma melhor performance.

Free Web Hosting